Apesar de ser um sucesso mundial, o Twitter revelou ter um grande problema: a grande evasão de usuários. Eles se inscrevem, postam tweets e logo perdem o interesse porque o site é estático. Mas agora os desenvolvedores do microblog estão testando uma maneira de reverter a situação introduzindo um sistema de notificações.
Os testes já estão ocorrendo com um número limitado de usuários, segundo informações do próprio Twitter. A notificação aparece em forma de uma mensagem indicando quantos tweets novos ainda não aparecem na tela. Com isso, o usuário pode decidir se dá (ou não) "reload" na página para ler as mensagens novas. A outra maneira de se implementar isso seria fazer as atualizações em tempo real ¿ ou seja, o próprio Twitter recarregaria a página automaticamente.
Mas esse segundo método não é muito bem aceito por alguns usuários e é um pesadelo para os administradores do site.
Na época em que o Twitter ainda era lançamento, ele atualizava a lista de tweets em tempo real. Esse foi um dos primeiros recursos cancelados após o boom de usuários, devido à "falta de fôlego" do sistema para atualizar a todos. Hoje, a única maneira de receber atualizações em tempo real no produto é por meio de widgets (twitter.com/goodies) ou programas de terceiros, como o Digsby (digsby.com) e o TweetDeck (tweetdeck.com).
O site FriendFeed possuía um sistema similar de atualizações "ao vivo", antes de ser adquirido pelo Facebook. As atualizações instantâneas do FriendFeed pareciam realmente ajudar na fidelização dos usuários. Mesmo assim, muitos deles reclamaram que as atualizações em tempo real moviam-se rápido demais, impossibilitando a leitura.
No caso do Twitter, já houve várias discussões ¿ internas e públicas ¿ sobre as atualizações constantes serem melhores que as notificações, mas o Twitter agora está escolhendo a segunda opção, de acordo com o site TechCrunch.
Considerando que o Twitter é muitas vezes maior do que o FriendFeed, o método de notificação parece ser mesmo muito mais simples (e folgado) para os servidores do que as constantes atualizações. A ferramenta está sendo testada na esteira de outra, o botão de retweet, e embora esteja disponível para um número reduzido de usuários por enquanto, será estendida paulatinamente a todos.
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