Seja no Japão ou no ocidente, Naruto foi uma daquelas personagens da animação japonesa que conquistou o coração de muitos e que deu nascimento a uma nova geração de otakus por todo o mundo, pessoalmente, ainda faço a aposta de dedicar algum tempo da minha vida para ver o anime da série, até lá, já tive a oportunidade de poder jogar dois dos seus jogos, Ultimate Ninja 4: Naruto Shippuden, e agora, Naruto Shippuden Legends: Akatsuki Rising, a mais recente aparição da personagem no mundo dos videojogos.
Akatsuki Rising é um RPG de acção que incide fortemente em combates e numa progressão linear semelhante a um típico jogo de acção/plataformas, oferecendo assim quase nada para o jogador explorar nos níveis, no entanto, relembro que o ponto mais forte dos jogos de Naruto sempre foi o combate por assim dizer, que ainda neste jogo consegue ser a carne de toda a experiência.
O sistema de combate em tempo real relembra bastante o de Kingdom Hearts em alguns aspectos, nomeadamente na perspectiva e na selecção de armas, objectos e menus em tempo real, a fluidez dos combates também não é excepção nenhuma, se bem que não se encontram tão bem executados como no jogo acima referido, pois por exemplo, combinar ataques normalíssimos com artes chakra (como o quebra rochas Rasengan) nem sempre resultam em combos apurados devido a certos problemas como inimigos a serem arremessados para muito longe depois dos primeiros golpes, ou a invencibilidade temporária que eles recebem uma vez caídos no chão. Problemas à parte, é um sistema de combate sólido que não retira qualquer tipo de diversão ao jogo.
Tal como em qualquer tipo de RPG, Akatsuki Rising permite ao jogador ganhar experiência através do combate, tanto a Naruto como a outros personagens jogáveis (Kakashi, Sakura, etc.), mais ainda, o jogador pode levar consigo personagens de suporte que oferecem regalias bónus durante ou depois dos combates, uma dessas sendo por exemplo um aumento de 10% ou 20% da experiência ganha em combate. É possível levar até dois suportes, podendo-se assim combinar ambos os seus poderes de bónus.
O jogo divide-se em diversos capítulos que podem ser revisitados para se fazer grinding, uma excelente ideia considerando que o jogo avança sempre em frente com mais níveis sem dar ao jogador qualquer oportunidade para descansar, estes níveis podem ser tanto de pequena como de média ou grande dimensão.
Existem outros modos de jogo extra como um modo de combate vs. que usa o mesmo motor de combate do modo história, uma loja para se adquirirem novos equipamentos e mantimentos para os personagens jogáveis, e por fim, um modo de missões onde são oferecidas diversas oportunidades para ganhar dinheiro, objectos, armas ou experiência que pode ser utilizada no modo história.
Eu achei que Akatsuki Rising tinha muito carácter a nível das personagens, pelo menos eu agora noto que as expressões faciais receberam um melhor esforço para se assemelhar mais ao que se veria verdadeiramente no anime, mas na generalidade, o jogo apresenta uns gráficos bastante limpos que se revelam bastante funcionais.
Mais uma vez, o jogo oferece uma opção para ouvir as vozes tanto em japonês como em inglês, o trabalho a nível dos efeitos sonoros e da banda sonora é mais ou menos bom mas não cessa de mostrar um importante esforço para tentar autenticar a experiência de que muitos fãs estão habituados a ver no anime (isto segundo a impressão com que fiquei com alguns poucos momentos da série que eu via no canal Animax).
De uma forma ou outra, Naruto Shippuden Legends: Akatsuki Rising é um jogo que não tenta ir mais além que qualquer outro RPG de acção disponível para a PSP, mas é certamente um bom jogo da série que é bem capaz de saciar a sede tanto dos fãs deste ninja traquina como para aqueles que procuram mais um bom jogo de acção para a sua PSP.
Bom
fonte